A Parábola do Filho Pródigo

rss

“Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e direi: Pai, pequei contra o céu e perante ti” Lucas 15:18 

A parábola do Filho Pródigo narrada por Jesus, ilustra a história de um pai rico que tinha dois filhos. Logo o mais novo pediu para o pai tudo que tinha por direito e se mudou para uma cidade bem distante. Lá ele gastou tudo, até se deparar que estava sem nada, então começou a apascentar porcos, a fome era tanta que desejou comer as lavagens dos animais. Houve grande arrependimento da sua parte, resolve então voltar para sua casa. Seu pai é movido de íntima compaixão ao vê-lo, chama seus servos para promover uma festa para comemorar a alegria do regresso.

Outro trecho que marca essa parábola está no Evangelho de Lucas, capítulo 15 e versículo 24: “Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.” Essa frase é dita pelo pai em dois momentos, primeiro ao se regozijar pelo retorno do filho pródigo e em segundo ao responder para o filho mais velho, por que este estava triste, pois alegou que sempre foi fiel as ordens do pai, e no entanto, nunca lhe tinha sido feito festa alguma.

Trazendo essa história para a realidade, o cristão que está na presença de Deus, ou seja, buscando continuamente, logo por algum momento deseja desistir e resolve seguir outros caminhos, e ao perceber que não está fazendo a escolha certa, enxerga que a melhor solução é voltar para o lar. Deus com seus braços abertos o acolhe e cura de todas as feridas.

A festa dada pelo pai significa a alegria no céu quando algum pecador se arrepende. Em todas as parábolas Jesus sempre queria alertar algo para seus seguidores, e essa tem o objetivo de alertar para que o cristão não troque o caminho de Deus por nada, por que fora dele só há desgosto, desilusão e sofrimento.

Por Bruna Trindade Pires

Interagir Imprimir Digg it Del.i.cio.us Twitter comentários
Versículo do dia  | Todo dia teremos versículo para você.
Salmos
119:11

“Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.”

Receba versículos da Biblia em seu email, eles irão edificar e abençoar seu dia.
Digite seu e-mail no campo abaixo:
Artigos Veja mais artigos
novo Conhecendo as “sete inteligências” da teoria de Howard Gardner e pondo em prática na Igreja Se você leu o texto “As inteligências múltiplas e os seus dons”, que discorria sobre as inteligências múltiplas de Howard Gardner e...

 

Comunidade | Siga nas redes sociais

Copyright 2010-2017 - Futtura