Rute

rss

            O livro de Rute é uma história passada naqueles dias dos tempos dos juízes. Houve fome na terra e um homem de Belém de Judá, foi com sua esposa e seus dois filhos para a terra de Moabe. Seu nome era Elimeleque e sua esposa Noemi. Seus filhos eram Malom e Quilom e permanece ali, na terra.

            Morreu Elimeleque, ficando ela com seus dois filhos, que se casaram com Moabitas, uma chamada Orfa e a outra Rute, e permaneceram na terra quase 10 anos.

            Morreram Malom e Quilom, ficando a mulher desamparada do seu esposo e dos filhos. Ela fica sabendo que no seu país, em Judá, havia pão, e iam a caminho, de volta à Judá. No caminho Noemi diz para suas noras voltarem para suas casas, que ela não tinha mais nenhum filho que as pudesse consolar. Orfa, com um beijo, se despede de sua sogra, mas Rute, que havia se apegado a Noemi, declara:

(Rt 1.16-17 = Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; por que, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus.

17 Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o SENHOR o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte separar de ti.)

             As duas voltam e fixam residência em Belém, no princípio da sega da cevada. Noemi tinha um parente de seu esposo, muito rico de nome Boaz.  Rute vai ao campo, porque a lei permitia aos pobres apanhar espigas que iam caindo atrás dos segadores; apanhar espigas e Boaz fica sabendo, e este lhe foi benéfico todo o dia,

(Rt 2.11 = Respondeu Boaz e lhe disse: Bem me contaram tudo quanto fizeste a tua sogra, depois da morte de teu marido, e como deixaste a teu pai, e a tua mãe, e a terra onde nasceste e viste para um povo que dantes não conhecias.)

não permitindo que ninguém a impedisse de recolher o cereal. Também lhe deu água e alimento ao retornar. Conta a Rute o ocorrido, que lhe informa que Boaz era um dos seus resgatadores[1]. Rute fica naqueles campos, junto às servas de Boaz até o fim da cega.


[1] Vide Dt 25.5-10

Interagir Imprimir Digg it Del.i.cio.us Twitter comentários
Versículo do dia  | Todo dia teremos versículo para você.
Hebreus
10:38

“Mas o justo viverá da fé.”

Receba versículos da Biblia em seu email, eles irão edificar e abençoar seu dia.
Digite seu e-mail no campo abaixo:
Artigos Veja mais artigos
novo Conhecendo as “sete inteligências” da teoria de Howard Gardner e pondo em prática na Igreja Se você leu o texto “As inteligências múltiplas e os seus dons”, que discorria sobre as inteligências múltiplas de Howard Gardner e...

 

Comunidade | Siga nas redes sociais

Copyright 2010-2019 - Futtura