Oséias

rss

     Começamos agora, o estudo dos 12 profetas menores, que tem no seu conteúdo, uma quantidade menor de informações, originando daí o seu nome. O primeiro é Oséias.

     Oséias, filho de Beeri, profetizou nos dias de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, que foram Reis em Judá e nos dias de Jeroboão, Rei de Israel.

     Na primeira vez que o Senhor se dirigiu ao profeta, pediu-lhe que tomasse por mulher uma prostituta, e tivesse filhos com ela.

     Seguramente, não era um costume comum o casar-se assim, mas Oséias inaugura um novo tipo de profecia e seu matrimônio, é uma alusão direta ao povo de Israel, que se prostituiu seguidamente ante outros deuses.

     Se lembrarmos bem, estas abominações cometidas, tanto pelo Reino do Norte, Israel, como pelos do Reino do Sul, Judá; nunca deixaram de ser condenadas por nenhum profeta e Oséias, tomando uma prostituta como esposa, mais do que profetizar, exemplifica as atitudes deste povo. Ele toma a Gômer, filha de Diblaim e tem um filho.

     O Senhor pede para colocar o nome de Jezreel, associado a um castigo que Deus faria vir à casa de Jeú. Ao segundo filho, posto ser menina, colocou o nome de desfavorecida[1], porque o Senhor não mais favoreceria a casa de Israel. Ao outro filho, colocou o nome de Não-Meu-Povo[2], porque o Senhor não mais considerava-os como “Meu povo”.

     No capítulo 2, a comparação entre as prostituições do povo e as de uma mulher percorrem o capítulo.


[1] Lo-ruama em Hebraico

 [2] Lo-ami em Hebraico

Interagir Imprimir Digg it Del.i.cio.us Twitter comentários
Versículo do dia  | Todo dia teremos versículo para você.
Mateus
19:6

“Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem”.

Receba versículos da Biblia em seu email, eles irão edificar e abençoar seu dia.
Digite seu e-mail no campo abaixo:
Artigos Veja mais artigos
novo Conhecendo as “sete inteligências” da teoria de Howard Gardner e pondo em prática na Igreja Se você leu o texto “As inteligências múltiplas e os seus dons”, que discorria sobre as inteligências múltiplas de Howard Gardner e...

 

Comunidade | Siga nas redes sociais

Copyright 2010-2018 - Futtura