Os Juízes

rss

            A terra ficou em paz quarenta anos, após Gideão, que teve setenta filhos. Gerou ainda Abimeleque de sua concubina que estava em Siquém. Faleceu em boa velhice e foi sepultado no sepulcro de Joás, seu pai em Ofra.

            Morto Gideão, tornaram a prostituir-se os filhos de Israel apos os Baalins e puseram Baal-Berite[1] por seu deus. Este Abimeleque seduziu e conquistou pobo, com enganos e, sugerindo que era melhor serem governados apenas por um e não por setenta; tomou os homens e matou seus irmãos, os filhos de Jerubaal que é Gideão, setenta homens sobre uma pedra. Porém ao filho mais novo, Jotão, não o matou porque se escondera. Os cidadãos de Siquém e Bete-Mido, então, proclamaram Abimeleque rei.

            Jotão, através de uma parábola, faz um duro discurso contra aquela situação, fazendo-os enchergar a loucura que fizeram e foge, com medo de Abimeleque, para Beer. Após três anos de domínio de Abimeleque sobre Israel, Deus suscitou um espírito de aversão contra ele pelo povo de Siquém. Abimeleque pelejou contra aquela cidade e  a tomou. Matou o povo que nela havia, assolou-a e a semeou de sal.

            Noutro confronto contra Tebas, o povo foi sitiado e subiram na torre da cidade. Abimeleque ia chegando para atear fogo na torre, quando uma mulher lançou uma pedra e lhe feriu o crânio. Abimeleque chamou o moço seu escudeiro, e pediu para ser transpassado pela espada, para que depois não se dissesse que uma mulher matara Abimeleque. O moço o atravessou e ele morreu. Os homens de Israel, vendo que ele já estava morto, foram-se, cada um para sua casa.

            Numa rápida sucessão, encontramos o sétimo juiz. TOLA, filho de Perá, filho de Dodô, que habitava em Samir, nas montanhas de Efraim. Julgou a Israel vinte e três anos, e morreu, e foi sepultado em Samir.

            O oitavo juiz é JAIR, Gileadita, e julgou Israel vinte e dois anos, e ele tinha  trinta filhos, que cavalgavam trinta jumentos; e tinham trinta cidades, a que chamavam Havote-Jair, até ao dia de hoje, as quais estão na terra de Gileade. Jair morreu e foi sepultado em Camom. Após estes fatos, tornaram os filhos de Israel a fazerem o que era mau perante o Senhor e seviu aos Baalins, e a Astarote, e as deusas da Síria, e aos de Sidom, de Moabe, deixando o Senhor e não o serviram.

            O povo cai sob o jugo dos filisteus e nas mãos dos filhos de Amom, que os aflige dezoito anos. Israel clamou ao Senhor e este levanta JEFTÉ (9º Juiz) o Gileadita, homem valente, porém filho de uma prostituta; filho de Gileade e que fora expulso de casa pelos irmãos. Jefté é posto pelos anciãos como cabeça, vai de encontro aos filhos de Amom com seu exército e os derrota Jefté julgou a Israel seis anos, e morreu e foi sepultado numa das cidades de Gileade.  Os relatos sobre IBSÃ, ELOM e ABDOM são breves. (Jz 12.8-15). Estes são o 9º, 10º e 11º Juiz.


[1] Senhor do pacto

Interagir Imprimir Digg it Del.i.cio.us Twitter comentários
Versículo do dia  | Todo dia teremos versículo para você.
Levítico
11:44

“Eu sou o Senhor, vosso Deus; portanto, vós vos consagrareis e sereis santos, porque eu sou santo.”

Receba versículos da Biblia em seu email, eles irão edificar e abençoar seu dia.
Digite seu e-mail no campo abaixo:
Artigos Veja mais artigos
novo Conhecendo as “sete inteligências” da teoria de Howard Gardner e pondo em prática na Igreja Se você leu o texto “As inteligências múltiplas e os seus dons”, que discorria sobre as inteligências múltiplas de Howard Gardner e...

 

Comunidade | Siga nas redes sociais

Copyright 2010-2019 - Futtura