Malaquias

rss

      Malaquias encerra o ciclo dos doze profetas menores, assim como é o último livro do Antigo Testamento.

     Podemos entender o livro, compreendendo as dez perguntas colocadas no texto. São questões relacionadas às práticas habituais e condenáveis do povo.

 1ª pergunta: Em que nos tens amado? (Ml 1.2)

     Parece difícil, mesmo para nós, responder a esta pergunta. Imagine Deus tendo de enumerar os momentos de amor que tem demonstrado a esse povo. Entende-se a pergunta  pelo momento  em que passa a Nação. Já haviam voltado do exílio Babilônico a pelo menos quarenta anos e ainda não havia acontecido a reunificação do pais, a situação não fora tão feliz como alguns profetas haviam predito e Israel era uma terra desolada.

 2ª pergunta: Em que desprezamos o seu nome? (Ml 1.6)

Esta palavra é dirigida aos sacerdotes que não dão honra e respeito devidos ao Senhor. O Nome do Senhor era desprezado pelos sacerdotes.

 3ª pergunta: Em que te havemos profanado? (Ml 1.7)

É oferecido pão imundo sobre o altar, desprezando a mesa do Senhor. Trazem animais cegos para o sacrifício, isso quando não animais coxos ou enfermos. Se vocês levassem esse tipo de ofertas a um Governador, ele aceitaria?

E dizeis ainda: Que canseira! E me desprezais, diz o SENHOR dos Exércitos; vós ofereceis o dilacerado, e o coxo, e o enfermo; assim fazeis a oferta. Aceitaria eu isso da vossa mão? -diz o SENHOR. Pois maldito seja o enganador, que, tendo um animal sadio no seu rebanho, promete e oferece ao SENHOR um defeituoso; porque eu sou grande Rei, diz o SENHOR dos Exércitos, o meu nome é terrível entre as nações. Ml 1. 13-14

 4ª pergunta: Por quê? (Ml  2.14)

     Malaquias adverte o povo pelas infidelidades praticadas no casamento. Assim como deveriam ser fiéis a um único Deus, deveriam também manter sua esposa livre das suas abominações. Alguns do povo casavam-se com estrangeiras, trazendo, por conseguinte, deuses estrangeiros sobre eles.

Judá tem sido desleal, e abominação se tem cometido em Israel e em Jerusalém; porque Judá profanou o santuário do SENHOR, o qual ele ama, e se casou com adoradora de deus estranho. O SENHOR eliminará das tendas de Jacó o homem que fizer tal, seja quem for, e o que apresenta ofertas ao SENHOR dos Exércitos. Ml 2.11-12

Interagir Imprimir Digg it Del.i.cio.us Twitter comentários
Versículo do dia  | Todo dia teremos versículo para você.
Mateus
5:5

“Bem – aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra”.

Receba versículos da Biblia em seu email, eles irão edificar e abençoar seu dia.
Digite seu e-mail no campo abaixo:
Artigos Veja mais artigos
novo Conhecendo as “sete inteligências” da teoria de Howard Gardner e pondo em prática na Igreja Se você leu o texto “As inteligências múltiplas e os seus dons”, que discorria sobre as inteligências múltiplas de Howard Gardner e...

 

Comunidade | Siga nas redes sociais

Copyright 2010-2019 - Futtura