Jeremias – A Visão da Panela de Fogo

rss

Outra vez, me veio a palavra do SENHOR, dizendo: Que vês? Eu respondi: vejo uma panela ao fogo, cuja boca se inclina do Norte. Jr 1.13

     A visão é desoladora. A panela está no fogo e isso significa: o que há no seu interior está quente, a boca inclinada do norte significando o grande poder que virá sobre aquela cidade, e armarão tranqueiras à volta da cidade, em volta de seus muros, por causa da malícia do povo, que queimaram incenso a deuses estranhos.

     O profeta é instado a cingir os lombos e ir falar tudo o que o Senhor está dizendo, e para não se espantar. Falarás contra todo país, contra os reis, príncipes, sacerdotes e contra todo o povo. E pelejarão contra ti, mas não prevalecerão.

     O Senhor impele Jeremias a lembrar os feitos de Deus a esse povo em Jerusalém. Que eles se lembrassem da forma como Deus os guiou pelos 40 anos do deserto, como tirou o seu povo com mão forte do Egito.

      E pergunta ao povo: -Qual foi o motivo que Judá separou-se da mão amável do Senhor? Onde os seus pais acharam culpa em Deus para dele se afastar? Não os conduziu Ele para uma terra deleitosa? Terra que mana leite e mel? Numa terra fértil para que comessem do seu fruto? Porque a contaminaram, vós e os vossos pais, depois de adentrarem nela com vossas abominações?

     Teus sacerdotes não aplicaram a lei corretamente, continua o Senhor, como as dei a Moisés, seus pastores prevaricaram contra mim, seus profetas profetizaram por Baal. Portanto, eu pleitearei convosco, diz o Senhor, e até com os filhos de vossos filhos.

     Vocês por um acaso já ouviram falar de uma nação, prossegue o Senhor, que tenho trocado o seu deus, porque era um deus fraco ou não era deus? Todavia o meu povo trocou a Minha glória por aquilo que não tem nenhum proveito. Todos deviam ficar horrorizados, porque este povo deixou ao Senhor, o verdadeiro manancial de águas vivas, e cavaram buracos, cisternas rotas em busca de águas.

     Tudo o que vem acontecendo, Deus atribui, através da boca do profeta Jeremias; por terem deixado o Senhor, adorado outros deuses, como Baal[1]. Agora necessitam inclusive buscar ajuda de outras nações para salvarem-se;

Agora, pois, que lucro terá indo ao Egito para beberes as águas do Nilo; ou indo à Assíria para beberes as águas do Eufrates? A tua malícia te castigará, e as tuas infidelidades te repreenderão; sabe, pois, e vê que mau e quão amargo é deixares o SENHOR, teu Deus, e não teres temor de mim, diz o Senhor, o SENHOR dos Exércitos. Jr 2. 18-19


[1] Outras abominações praticadas pelo povo podem ser vistas em Jr 2.20-37

Interagir Imprimir Digg it Del.i.cio.us Twitter comentários
Versículo do dia  | Todo dia teremos versículo para você.
Salmos
27:14

“Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor.”

Receba versículos da Biblia em seu email, eles irão edificar e abençoar seu dia.
Digite seu e-mail no campo abaixo:
Artigos Veja mais artigos
novo Conhecendo as “sete inteligências” da teoria de Howard Gardner e pondo em prática na Igreja Se você leu o texto “As inteligências múltiplas e os seus dons”, que discorria sobre as inteligências múltiplas de Howard Gardner e...

 

Comunidade | Siga nas redes sociais

Copyright 2010-2019 - Futtura