Isaías – O Senhor é o único Deus

rss

     O livro também contesta a idolatria das imagens no capítulo 44 e também a loucura dos adivinhos. Pela primeira vez, cita-se o nome de, como sendo o pastor do Senhor, enviado para cumpri tudo o que apraz ao Senhor. Prediz também a edificação de Jerusalém e do Templo.

     Ciro é levantado por Deus, e o profeta diz que ele abaterá nações, tirará o jugo de reis, derrubará os ídolos da Babilônia. O Senhor avisa que após estas coisas, restaurará a Nação de Israel porque ela está “Gravada nas palmas das mãos de Deus”.

     No capítulo 53, do versículo 1 ao 6, a Cristandade tem enxergado neste texto, uma referência clara ao Messias, ao sofrimento vicário do Senhor Jesus na cruz do calvário;

 Quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do SENHOR?Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse. Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso. Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.

     O povo perguntava qual a utilidade do jejum. Porque jejuaram tanto, em vão, já que o Senhor não ouvia os seus clamores. A resposta é que Deus não se agradava do tipo de jejum oferecido, porque eram somente de aparência, como os oferecidos pelos religiosos, carecendo de valor, pois não eram acompanhados da justiça, pelo amor ao necessitado. O verdadeiro jejum não era somente pelas atitudes aparentes, quando os homens afligiam suas almas inclinando sua cabeça como o junco ou estendendo pano de saco e cinza sobre si. O verdadeiro jejum, aquele escolhido pelo Senhor é quando se soltam as ligaduras da impiedade, são desfeitas as ataduras da servidão deixando livre o oprimido, além de repartir o teu pão com o faminto, recolher em casa os pobres desabrigados e quando olhar um nu, que o cubra e não te escondas do teu semelhante.

     Isaías profere uma palavra anunciando as boas-novas da salvação, para todo aquele povo cativo. Estas palavras seriam lidas, séculos mais tarde, por Jesus na sinagoga. Is 61.1.

     No final de seu livro, o profeta prediz a exclusão da nova Jerusalém, daqueles que praticam a falsa religião. Isaias declara-nos a Sião eternamente feliz Is 66. 18-23).

Interagir Imprimir Digg it Del.i.cio.us Twitter comentários
Versículo do dia  | Todo dia teremos versículo para você.
Jeremias
29:13

“Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.” Jeremias 29:13

Receba versículos da Biblia em seu email, eles irão edificar e abençoar seu dia.
Digite seu e-mail no campo abaixo:
Artigos Veja mais artigos
novo Conhecendo as “sete inteligências” da teoria de Howard Gardner e pondo em prática na Igreja Se você leu o texto “As inteligências múltiplas e os seus dons”, que discorria sobre as inteligências múltiplas de Howard Gardner e...

 

Comunidade | Siga nas redes sociais

Copyright 2010-2018 - Futtura