I Samuel

rss

             O Relato de 1sm começa com a descrição da família de Elcana, que era da região de Efraim, de Ramataim-Zofim. Era esposo de duas mulheres, uma Ana e outra Penina. Penina tinha filhos e Ana não.

            A cada ano, Elcana subia a Siló, para sacrificar e adorar ao Senhor dos exércitos, onde estavam Eli, o sacerdote, juntamente com seus dois filhos, Hofni e Finéas.

            Nos sacrifícios, Elcana dava uma porção a Penina e a todos seus filhos. Porém a Ana, dava porção dobrada, porque a amava mesmo sem filhos. As duas brigavam, porque Penina provocava Ana porque o Senhor havia lhe cerrado a madre. Todo ano fazia assim e todo ano, as duas contendiam e Ana chorava e não comia.

            Naquele ano, após terem comido e bebido, levantou-se Ana, e orou ao Senhor e chorou abundantemente, e fez um voto dizendo:

 (1sm 1.11 = E fez um voto, dizendo: SENHOR dos exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, e lhe deres um filho varão, ao SENHOR o darei por todos os dias da sua vida, e sobre sua cabeça não passará navalha.)

             Como demorasse ela no orar, o sacerdote a teve por embriagada, ao que ela rebateu e recebeu do sacerdote a benção, porque disse: Que o Deus de Israel te conceda sua petição. Ela saiu dali e seu semblante não era mais triste.

            Voltaram a sua casa em Ramá, e Elcana coabitou com Ana e lembrando-se, dela, o Senhor. Ela concebeu e, passado os tempos, teve um filho a quem chamou Samuel, pois dizia: Do Senhor o pedi.

            Criou seu filho até que o desmamou e, havendo-o desmamado levou-o consigo até o sacerdote, e ali o deixou, posto que o prometera ao Senhor e cantou um típico Salmo de ação de Graças[1], voltou para sua casa e o menino ficou servindo ao Senhor, perante o sacerdote Eli.


[1] Vide 1 Sm 2.1-11

Interagir Imprimir Digg it Del.i.cio.us Twitter comentários
Versículo do dia  | Todo dia teremos versículo para você.
Salmos
29:11

“O Senhor dá força ao seu povo; o Senhor abençoa com paz ao seu povo.”

Receba versículos da Biblia em seu email, eles irão edificar e abençoar seu dia.
Digite seu e-mail no campo abaixo:
Artigos Veja mais artigos
novo Conhecendo as “sete inteligências” da teoria de Howard Gardner e pondo em prática na Igreja Se você leu o texto “As inteligências múltiplas e os seus dons”, que discorria sobre as inteligências múltiplas de Howard Gardner e...

 

Comunidade | Siga nas redes sociais

Copyright 2010-2019 - Futtura