I Samuel – Davi esconde-se em Adulão e em Moabe

rss

            Retirou-se dali e se refugiou na caverna de Adulão. Ajuntaram-se a Davi, naquele lugar, os homens que se achavam em aperto, e todo homem endividado, e os amargurados de espírito e ele se fez chefe deles, e eram com ele uns quatrocentos homens. Dali foram para Mispa de Moabe, depois para o bosque de Herete.

            Sabendo Saul que Davi viera a Nose, e que o sacerdote ofereceu-lhe comidas e armas, deu ordens a Doegue, que arremeteu contra os sacerdotes daquela cidade, matando oitenta e cinco homens que vestiam estola sacerdotal. Também a Nobe, entrou e passou a fio de espada homens, mulheres, meninos e crianças de peito, e bois, e jumentos e ovelhas.

            Davi e seu grupo são informados do ataque filisteu à Queila. Consulta Davi ao Senhor que responde: Dispõe-te, desce a Queila, porque te dou os filisteus nas tuas mãos!

            Partiu com seus homens a Queila e derrotou os filisteus e levou todo gado salvando seus moradores. Saul soube do fato, mas Davi, após consultar o Senhor, foge para o deserto de Zife. Jônatas reafirma seu pacto de amizade e sela aliança entre ambos, que Davi seria o primeiro e Jônatas o segundo. Davi ficou em Horesa, e ele voltou para sua casa.

            Os zifeus, moradores daquele lugar, vão a Saul e informam sobre a localização de Davi. Saul sai ao encalço com seu exército, localiza o grupo e estando eles já encurralados, vem um mensageiro a Saul com a nova de invasão dos filisteus à terra, pelo que Saul desistiu de perseguir a Davi e se foi contra os filisteus. Davi foge dali e habita nos lugares seguros de Em-gedi.

            Saul, depois da perseguição aos filisteus, tomou três mil homens e novamente vai ao encalço de Davi. Chegando a uns currais de ovelha pelo caminho, onde havia uma caverna, entrou nela Saul a aliviar o ventre. Davi e seus homens estavam mais ao interior da caverna. Davi, furtivamente, foi e cortou a orla do manto de Saul, porque não o quis matar, porque diziam:

 (1Sm 24.6 =   e disse aos seus homens: o SENHOR me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, isto é, que eu estenda a mão contra ele, pois é o ungido do SENHOR.)

             A sair da caverna, Davi grita a Saul, que ouve todos argumentou dele e chora.

(1Sm 25.1 = Faleceu Samuel; todos os filhos de Israel se ajuntaram, e o prantearam, e o sepultaram na sua casa, em Ramá. Davi se levantou e desceu ao deserto de Parã.)

Interagir Imprimir Digg it Del.i.cio.us Twitter comentários
Versículo do dia  | Todo dia teremos versículo para você.
I Cor.
15:33

 “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.”

Receba versículos da Biblia em seu email, eles irão edificar e abençoar seu dia.
Digite seu e-mail no campo abaixo:
Artigos Veja mais artigos
novo Conhecendo as “sete inteligências” da teoria de Howard Gardner e pondo em prática na Igreja Se você leu o texto “As inteligências múltiplas e os seus dons”, que discorria sobre as inteligências múltiplas de Howard Gardner e...

 

Comunidade | Siga nas redes sociais

Copyright 2010-2017 - Futtura