Êxodo – O bezerro de ouro

rss

            Outras leis específicas deu Deus aquele povo, que orientavam a respeito dos servos, da violência, da propriedade, leis civis e religiosas, sobre o testemunho falso e injuria, dos deveres dos juízes, dos descansos sobre o sábado, as festas e reitera a posse da terra. Deus ainda dá instruções a respeito do Tabernáculo e de todo material necessário à sua construção. Arão e seus filhos são escolhidos para sacerdotes:

Faze também vir para junto de ti Arão, teu irmão, e seus filhos com ele, dentre os filhos de Israel, para me oficiarem como sacerdotes, a saber, Arão e seus filhos Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar. (Gn 28.1 )

           Até as vestes sacerdotais, recebem instruções de como devem ser feitas, toda parte de sacrifícios e cerimônias de consagração também são minuciosamente informadas. Novamente, Deus dá a Moisés todas instruções necessárias à nova vida daquele povo, como povo escolhido, separado por Deus. Tendo acabado de falar, Deus dá as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus. Como demorasse, o povo que estava ao pé do monte, fez um bezerro de ouro e o adorou. Quando Moisés volta acendendo-lhe a ira, joga ao pé do monte as duas pedras recebidas, e as quebrou e queima o bezerro e o reduz a pó, que espalhou sobre a água e deu de beber aos filhos de Israel.

          Volta ao monte, intercede pelo povo e recebe novamente tábuas de Deus, representando uma nova aliança, com a orientação para falar ao povo sobre a infidelidade. Dá ainda, instruções mais detalhadas a respeito das festas, do sábado, dentre outros. Começam a construção do Tabernáculo, com todas prescrições que Deus havia dado. Faz-se também uma arca. Ex 37. 1-5

          Após toda obra feita, uma nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do senhor encheu o Tabernáculo.

Então, a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do SENHOR encheu o Tabernáculo. Moisés não podia entrar na tenda da congregação, porque a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do SENHOR enchia o Tabernáculo. Quando a nuvem se levantava de sobre o Tabernáculo, os filhos de Israel caminhavam avante, em todas as suas jornadas; se a nuvem, porém, não se levantava, não caminhavam, até ao dia em que ela se levantava. De dia, a nuvem do SENHOR repousava sobre o Tabernáculo, e, de noite, havia fogo nela, à vista de toda a casa de Israel, em todas as suas jornadas. (Ex 40.34-38)

Interagir Imprimir Digg it Del.i.cio.us Twitter comentários
Versículo do dia  | Todo dia teremos versículo para você.
Salmos
55:22

“Confia os teus cuidados ao Senhor, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado.”

Receba versículos da Biblia em seu email, eles irão edificar e abençoar seu dia.
Digite seu e-mail no campo abaixo:
Artigos Veja mais artigos
novo Conhecendo as “sete inteligências” da teoria de Howard Gardner e pondo em prática na Igreja Se você leu o texto “As inteligências múltiplas e os seus dons”, que discorria sobre as inteligências múltiplas de Howard Gardner e...

 

Comunidade | Siga nas redes sociais

Copyright 2010-2018 - Futtura