Conhecendo as “sete inteligências” da teoria de Howard Gardner e pondo em prática na Igreja

rss

Se você leu o texto “As inteligências múltiplas e os seus dons”, que discorria sobre as inteligências múltiplas de Howard Gardner e de como elas contribuem juntamente com os dons para o serviço cristão, deve estar curioso para conhecer quais são essas inteligências múltiplas.

Gardner estabeleceu sete inteligências, todas elas possíveis de serem utilizadas no ministério eclesiástico e que podem aparecer em algum momento na vida da Igreja.

Todas as pessoas têm todas as inteligências, mas cada uma delas pode aparecer mais caracteristicamente em uns do que em outros.

Tipos de Inteligência

As inteligências são as seguintes:

Lingüística

É responsável pela produção da linguagem e todas as conseqüências que isso possibilita: gramática, poesia, humor, histórias, metáforas, pensamento abstrato, escrita etc.

Lógico-Matemática

É freqüentemente associada com o que chamamos de “pensamento científico” ou raciocínio dedutivo (da teoria para a experiência). No entanto, processos indutivos (da experiência para a teoria) também estão presentes. Observar e tirar conclusões a partir de dados, fazer julgamentos e formular hipóteses, são ações comuns para essas pessoas.

Intrapessoal

Envolve conhecimento de si mesmo, de seus sentimentos e capacidades, e meta-cognição (conhecer como pensa). Tendo consciência da própria consciência, esse tipo de indivíduo consegue olhar para si com os olhos de outro.

Interpessoal

Envolve a habilidade de trabalhar cooperativamente, em grupo, bem como a capacidade de comunicação, verbal ou não verbal, com outras pessoas. Empatia, liderança e

Visual-Espacial

Caracteriza-se pela habilidade de visualização das artes, da navegação por mapas, da arquitetura, da capacidade de “ler” os espaços. Deriva do sentido da visão e da habilidade de formar imagens na mente.

Corpo-Cinestésica

É a habilidade de usar o corpo para expressar emoções, brincar, produzir e aprender (como na dramatização e no esporte). Existem conhecimentos que sua mente não sabe que sabe, mas seu corpo sabe.

Musical

Inclui capacidades como reconhecer e usar ritmos padrões tonais, sensibiliza-se para os sons ambientais, voz humana e instrumentos musicais. Da mesma forma como pode excitar ou acalmar, a música altera o ciclo das atividades cognitivas.

Obviamente não temos uma só inteligência e temos algumas mais desenvolvidas que as outras. Algo que deve ser levado em consideração é que as inteligências devem ser desenvolvidas em conjunto, pois de nada adiantaria, por exemplo, um professor com inteligência linguística sem a inteligência intrapessoal e interpessoal. É claro que a lingüística, provavelmente, é mais desenvolvida, mas não obtém sucesso sem outras.

Daniel Goleman, que escreveu o livro Inteligência emocional, provou como alguns profissionais que tinham grande capacidade cognitiva (formação universitária, por exemplo), não se davam bem diante de fortes pressões e cobranças. Faltava-lhes a inteligência emocional, que dá equilíbrio ao indivíduo diante de certas situações. Ela pode ser trabalhada simulando situações de pressão, treinando-a e, muitas vezes, em terapia psicológica.

Portanto, as relações que as inteligências têm umas com as outras são mais interessantes do que olhadas de forma isolada. Com os dons isso se dá igualmente. Tanto que até podemos ensaiar uma lista de inteligências com os respectivos ministérios. Veja, é só um ensaio e não algo definitivo; é só uma sugestão e não algo acabado.

A lista que se segue é apenas exemplar, inclusive porque posteriormente foi agregada mais uma inteligência – a naturalista:

– Lingüística: Professores, pregadores e secretários.

– Lógico-matemática: Administradores, tesoureiros.

– Intrapessoal: Pessoas que elaboram projetos para departamentos da igreja.

– Interpessoal: Pastores, conselheiros, ministros, professores, líderes de jovens etc.

– Visual-espacial: Administradores, professores, técnicos de som e imagem, pessoas responsáveis pela manutenção do prédio da igreja.

– Corpo-cinestésica: Ministério de dança, organizadores de competições, professores de classe infantil e terceira idade.

– Musical: Ministros de louvor, cantores, músicos, regentes, coralistas, professores de música.

Interagir Imprimir Digg it Del.i.cio.us Twitter comentários
Versículo do dia  | Todo dia teremos versículo para você.
Prov.
17:22

“O coração alegre serve de bom remédio, mas o espírito abatido virá a secar os ossos.”

Receba versículos da Biblia em seu email, eles irão edificar e abençoar seu dia.
Digite seu e-mail no campo abaixo:
Artigos Veja mais artigos
novo Conhecendo as “sete inteligências” da teoria de Howard Gardner e pondo em prática na Igreja Se você leu o texto “As inteligências múltiplas e os seus dons”, que discorria sobre as inteligências múltiplas de Howard Gardner e...

 

Comunidade | Siga nas redes sociais

Copyright 2010-2018 - Futtura