Josué – A destruição de Jericó

rss

          A primeira ordem dada pelo Senhor a Josué na terra foi para circuncidar novamente o povo, porque quando saíram do Egito, todo homem o fora, mas a cada novo nascimento no deserto tal não ocorreu e, como todos aqueles homens jaziam mortos no deserto, Josué circuncidou-os. Por isso chamou aquele lugar de Gilgal[1].

            Estavam acampados na terra em Gilgal, e celebraram a páscoa e comeram do fruto da terra, e no dia imediato, depois que comeram do produto da terra, cessou o maná, e não o tiveram mais os filhos de Israel; mas, naquele ano, comeram das novidades da terra de Canaã.

            Outro grande acontecimento é a tomada da cidade de Jerico, rodeada sete vezes pelas tropas de Josué, os muros caem milagrosamente ao sonido das trombetas dos sacerdotes. A cidade é tomada e a vida da prostituta Raabe, assim como todos os seus familiares e todos seus pertences é preservada. Com a ajuda de Raabe, uma prostituta estrangeira, os planos para a conquista de Jericó foram bem sucedidos. Por isso, ela e sua família foram incorporadas ao povo de Deus, e a tradição Israelita a considerou como uma Heroína nacional. Ela é uma das mulheres mencionadas na genealogia de Jesus.

            A próxima cidade na rota era Ai, que de tão pequena chamava-se Ai; Josué envia espias que retornam e dão o relato de que não precisavam mais do que três mil homens para destruir a cidade. O fato é que os homens de Ai, feriram uns trinta e seis dos guerreiros de Josué e, aos outros perseguiram desde a porta até às pedreiras, e os derrotaram na descida; e o coração do povo se derreteu e se tornou como água. Foi uma derrota incrível.

            Josué, se coloca em oração na presença de Deus para saber porque foram tão humilhados e derrotados, ao que o Senhor responde que eles haviam pecado contra o Senhor, com coisa roubada. Santifica o povo para amanha, porque há coisas condenadas no vosso meio. Os inimigos de vocês nunca poderão ser derrotados enquanto existir coisas condenadas no vosso meio. A sorte é tirada, e chegou-se a Acâ, que havia roubado uma capa. Este é punido e após isso, Ai é tomada e completamente destruída. A notícia corre toda região e aglutina vários povos que se unem contra Israel para o destruir. Porém, os moradores de Gibeão, tomam de sacos velhos, odres de vinho velho, rotos e, se fingindo de Embaixadores, usam de estratagema, e se dizendo de uma terra muito distante, mostrando inclusive o pão bolorento que estava “novo” no dia em que saíram de casa, e agora já estava seco, e estes odres eram novos quando os enchemos de vinho; e ei-los aqui já rotos; e estas nossas vestes e estas nossas sandálias já envelheceram, por causa do mui longo caminho. Então, os israelitas tomaram da provisão e não pediram conselho ao Senhor, e Josué lhes concedeu paz, o que Deus não houvera falado. Após três dias, tudo é descoberto e, como punição, aqueles foram feitos rachadores de lenha e tiradores de água para a congregação e para o altar do Senhor.


[1] O nome e o verbo hebraico que significava tirar (fazendo rodar) tem pronúncia semelhante

Interagir Imprimir Digg it Del.i.cio.us Twitter comentários
Versículo do dia  | Todo dia teremos versículo para você.
Salmos
119:11

“Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.”

Receba versículos da Biblia em seu email, eles irão edificar e abençoar seu dia.
Digite seu e-mail no campo abaixo:
Artigos Veja mais artigos
novo Conhecendo as “sete inteligências” da teoria de Howard Gardner e pondo em prática na Igreja Se você leu o texto “As inteligências múltiplas e os seus dons”, que discorria sobre as inteligências múltiplas de Howard Gardner e...

 

Comunidade | Siga nas redes sociais

Copyright 2010-2014 - Futtura