I Reis – Salomão julga a causa de duas mulheres

rss

     Vieram a Salomão, duas prostitutas, e brigavam por um filho ainda vivo; porém ao outro mataram. Alegava-se que a assassina trocara o filho pelo vivo, e não havia testemunha que houvesse presenciado. O rei toma uma espada e sentencia seja cortado ao meio o menino, ao que uma mulher diz não, que é melhor que se dê a cortá-lo. Com discernimento para decidir em casos difíceis, Salomão entende ser esta a mãe verdadeira, e manda entregar a criança a ela.

     Todo Israel, ouvindo a decisão do rei, tiveram profundo respeito ao rei, porque viram que havia nele a sabedoria de Deus.

      Salomão monta uma organização de Estado bem mais complexa[1], posto ser um tempo de paz, o que propicia prosperidade e um reinado extenso pois eram os de Judá e Israel muitos, numerosos como a areia que está ao pé do mar; comiam, bebiam e se alegravam.  

     A sabedoria de Salomão era tanta, que de todos os povos vinha gente a ouvir sua sabedoria. Era sua sabedoria maior do que a de todos os do Oriente. Compôs três mil provérbios, cinco mil cânticos, escreveu sobre plantas, animais, aves, repteis e peixes.

     Salomão começa a acalentar no seu coração a construção de um templo ao Senhor e inicia as alianças, como a que fez com o rei de Tiro, Hirão para obtenção dos cedros do Líbano, que foram entregues, mediante o pagamento de trigo e azeite.

     O rei formou uma leva de trinta mil trabalhadores que, alternadamente, iam ao Líbano, dez mil por mês, e vinte mil ficavam em casa.  Tinha também setenta mil homens que levavam as cargas e oitenta mil que trabalhavam pedras na montanha, afora os três mil e trezentos que dirigiam a obra e davam ordens.

     No ano 480, depois da saída dos filhos de Israel do Egito, Salomão começou a edificar a casa do Senhor. Os capítulos seis e sete dão detalhes riquíssimos da obra, mas às vezes usando termos de difícil entendimento.


[1] Compare 2 Sm 8. 16-18  com 1Rs 4

Interagir Imprimir Digg it Del.i.cio.us Twitter comentários
Versículo do dia  | Todo dia teremos versículo para você.
Prov.
20:7

“O justo anda na sua sinceridade; bem-aventurados serão os seus filhos depois dele.”

Receba versículos da Biblia em seu email, eles irão edificar e abençoar seu dia.
Digite seu e-mail no campo abaixo:
Artigos Veja mais artigos
novo Conhecendo as “sete inteligências” da teoria de Howard Gardner e pondo em prática na Igreja Se você leu o texto “As inteligências múltiplas e os seus dons”, que discorria sobre as inteligências múltiplas de Howard Gardner e...

 

Comunidade | Siga nas redes sociais

Copyright 2010-2014 - Futtura