Gênesis – Jacó luta com Deus e transpõe o vau de Jaboque

rss

     E levantou-se naquela mesma noite, tomou suas duas mulheres, suas duas servas e seus onze filhos e transpôs o ribeiro; fez passar tudo o que lhe pertencia ficando ele só; e lutava com ele um homem, até ao romper do dia. Vendo este que não podia com ele, tocou-lhe na articulação da coxa; deslocou-se a junta da coxa de Jacó, na luta com o homem. Disse este: Deixa-me ir, pois já rompeu o dia. Respondeu Jacó: Não te deixarei ir se me não abençoares. Perguntou-lhe, pois: Como te chamas? Ele respondeu: Jacó

     Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste. Tornou Jacó: Dize, rogo-te, como te chamas? Respondeu ele: Por que perguntas pelo meu nome? E o abençoou ali.

      Àquele lugar chamou Jacó Peniel, pois disse: Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva. Nasceu-lhe o sol, quando ele atravessava Peniel; e manquejava de uma coxa.

Por isso, os filhos de Israel não comem, até hoje, o nervo do quadril, na articulação da coxa, porque o homem tocou a articulação da coxa de Jacó no nervo do quadril.

            Este relato, de Gn 32.22-32, marca o ápice da vida de Jacó. Luta com um personagem misterioso, que no fim percebe-se ser o próprio Deus. É transformado num homem novo, com um novo nome. Já não será mais Jacó, o enganador, mas será Israel, o pai das doze tribos, a nação que a partir de agora, será o centro da narrativa.

            A mudança é sentida, por seu próprio irmão Esaú, que o abraça e chora quando os dois se reencontram.

            Jacó parte para Sucote, fixando-se na cidade de Siquém, na terra de Canaã. E levantou ali um altar e lhe chamou Deus, o Deus de Israel.

            Toda malignidade, engano, e uma vida repleta de mentira, cedo ou tarde, terão consequências trazendo no seu bojo ações violentas e desagregadoras.

            A Jacó, enganador, Deus reservou um mestre do engano

, um doutor em maneiras outras de obter o que se quer: Labão. No período em que esteve na presença do sogro, Jacó pode sentir na pele o quanto é ruim ser enganado, roubado e tudo o mais. Labão engana-o várias vezes, desde o casamento, nas formas de pagamento. Pelo outro lado, Jacó também usa estratégias para precaver-se das suas investidas.

Interagir Imprimir Digg it Del.i.cio.us Twitter comentários
Versículo do dia  | Todo dia teremos versículo para você.
Salmos
27:14

“Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor.”

Receba versículos da Biblia em seu email, eles irão edificar e abençoar seu dia.
Digite seu e-mail no campo abaixo:
Artigos Veja mais artigos
novo Conhecendo as “sete inteligências” da teoria de Howard Gardner e pondo em prática na Igreja Se você leu o texto “As inteligências múltiplas e os seus dons”, que discorria sobre as inteligências múltiplas de Howard Gardner e...

 

Comunidade | Siga nas redes sociais

Copyright 2010-2014 - Futtura